top of page

Itaguarense recebe destacada homenagem em Montes Claros


Heli Penido foi homenageado com o nome de um Centro Cooperativo


Foto divulgação Sicoob Credinor

O reconhecimento ao legado e à visão empreendedora de Heli Penido alcançou um novo patamar com a inauguração do “Centro Cooperativo Heli Penido” pelo Sicoob Credinor em Montes Claros. O evento foi realizado na noite da última quinta-feira (18/04) e contou a presença de mais de 700 pessoas, entre convidados, autoridades, cooperativistas e imprensa.


Nascido em Itaguara em 26 de junho de 1941, Heli de Oliveira Penido iniciou a sua carreira bancária ainda jovem em Itaguara, mas foi no norte de Minas que ele dedicou a sua vida ao cooperativismo de crédito.


Além da dedicação ao cooperativismo, Heli é advogado e produtor rural. Em Montes Claros, sempre atuou em instituições sociais e chegou a ser o provedor da Santa Casa de Misericórdia da cidade. Sua contribuição foi tão significativa que foi homenageado, em dezembro de 2019, com o nome da enfermaria no hospital (fotos abaixo).




Um Novo Marco para o Cooperativismo


De acordo com o Credinor, o Centro Cooperativo Heli Penido compõe-se de uma grande Agência Matriz, um Centro Administrativo e uma Fundação, contando com diversos espaços e até mesmo um coworking . A cerimônia de inauguração foi marcada por discursos emocionados, destacando a importância do legado de Heli para o setor.


Ao longo de 25 anos como presidente do Sicoob Credinor, Penido foi um dos principais responsáveis pela fundação do Banco Sicoob, hoje responsável por atender milhões de cooperados em todo o Brasil. Em seu site, a instituição destaca que o Centro Cooperativo Heli Penido simboliza o compromisso contínuo da instituição com a excelência e a inovação, promovendo o desenvolvimento econômico e social em sua área de abrangência.


Dentre as autoridades presentes, estavam o deputado estadual Gil Pereira (PSD) e o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania). O parlamentar disse em suas redes sociais que tratou-se de “uma justa homenagem àquele que dedica seu incansável trabalho em prol do desenvolvimento, especialmente de Montes Claros. O Centro representa não somente um marco físico, mas também vislumbramos um futuro de oportunidades e crescimento para todos os que fazem parte desta cidade e região.”


Visivelmente emocionado, o homenageado também se manifestou . “Dizer que esta homenagem representa uma grande satisfação para mim ainda é pouco. O meu sentimento é de gratidão, pois a Credinor significou muito na minha vida. Foi um momento em que pude aplicar os conhecimentos aprendidos na minha jornada no sistema bancário, e em uma instituição com propósitos bem mais valiosos do que aqueles dos bancos tradicionais”, destacou Heli Penido.


A homenagem ao advogado e empresário itaguarense é um reconhecimento de sua ampla trajetória de empreendedorismo e liderança, e inspira futuras gerações a seguir seus passos no cooperativismo e no serviço à comunidade.


A fachada da agência matriz exibe a obra "Heli Penido: O Semeador do Cooperativismo", do artista montes-clarense Márcio Leite.


Veja algumas fotos da inauguração (créditos: Sicoob Credinor):



0 comentário

Comments


bottom of page