top of page

8ª Oficina de Filosofia e Literatura


“Macunaíma, Brás Cubas e outros ‘heróis’: a alma brasileira em perspectiva”



Nos dias 07 e 08 de julho de 2025, Itaguara receberá a 8ª Oficina de Filosofia e Literatura, evento integrante doXXIII Festival de Inverno. Ofertada pelo professor Rafael Penido, este projeto – que se iniciou em 2016 em parceria com o professor Alisson Diego – vem conquistando cada vez mais público, revelando que Itaguara é uma cidade ativa e pensante, fiel à sua antiga tradição cultural e educacional.  


Neste ano, a Oficina de Filosofia vai levar o público às camadas mais sensíveis, contraditórias e enigmáticas da formação moral do brasileiro. A grande pergunta é: quem somos nós, os brasileiros? Existe algo que nos define enquanto povo? Há uma identidade do Brasil? E ser brasileiro, afinal, é algo que nos agrada ou desagrada?


Sob o tema “Macunaíma, Brás Cubas e outros ‘heróis’: a alma brasileira em perspectiva”, a proposta é mais do que uma leitura de textos e autores consagrados: vamos fazer um mergulho nas estruturas afetivas que moldaram o imaginário nacional – como preguiça, luxúria, vaidade, melancolia, cobiça, cordialidade edissimulação.


Paixões subterrâneos que operam silenciosamente na alma do país do “jeitinho” e da“malandragem”.

Entre os pensadores e escritores que estudaremosestão Machado de Assis, Matias Aires, Paulo Prado, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.


Por meio da Filosofia, da História e da Literatura, revisitaremos os pilaresfundadores da cultura brasileira: o autoritarismo velado, a ambiguidade sexualizada das origens, a vaidade que se disfarça de virtude, o encantamento com a ilusão da riqueza e a apropriação antropofágica do que vem de fora.


No primeiro dia, a temática gira em torno das paixões que moldaram o caráter do povo brasileiro: uma leitura crítica da História do Brasil, com o objetivo de entender os traços sociológicos que abrangem a herança nacional (Paulo Prado); focalizando a vaidade como essência das relações sociais (Matias Aires), de modo a pensar as ações dos homens no tempo como produto da ambiguidade afetiva e moral fundadas na intimidade(Gilberto Freyre), por onde analisaremos as máscarassociais como instrumento de autoproteção e ironia no teatro da vida (Machado de Assis).


Já o segundo dia propõe uma reflexão sobre o Brasil como invenção cultural, isto é, um país moldado por sínteses instáveis, onde o afeto e o poder se entrelaçam em fórmulas de sedução, conciliação e rebelião simbólica.


Avaliaremos como a emoção age no lugar da razão públicae o Estado se funda como reafirmação da casa patriarcal (Sérgio Buarque de Holanda). Estudaremos o “homem cordial”, sujeito passional, guiado pelas paixões,malandro, ambíguo, lascivo, o próprio Macunaíma, herói sem caráter (Mário de Andrade), que devora o outro para sobreviver e inverte simbolicamente a colonização (Oswald de Andrade).


A Oficina de Filosofia e Literatura não se limita ao campo teórico. Ela propõe um exercício crítico: ler o Brasil por suas paixões, repensar as imagens herdadas e escutar os ecos subterrâneos nas entrelinhas da história e da literatura. Em tempos de aceleração, virtualidade e vidas ficcionais, este encontro é um convite ao pensamento demorado, à escuta atenta e real e à crítica sem ressentimento.

Esperamos por vocês!

 

 

📅 Informações

📍 Local: Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa (2º andar)

📆 Datas: 07 e 08 de julho de 2025

⏰ Horário: das 18h30 às 20h30

🎫 Entrada gratuita

📚 Material de apoio: Apostila disponível no local

🖊️ Inscrições na Biblioteca Pública

📞 Secretaria de Educação de Itaguara – (31) 3184-2665

 

Commenti


marca sagarana-branca_Prancheta 1 cópia 4.png
  • Copyright © 2024 Sagarana Notícias

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page