top of page

Nossa Senhora das Dores: Tradição e História em Itaguara

ree

Hoje, 15 de setembro, celebramos o Dia de Nossa Senhora das Dores.


Para nós, itaguarenses, esta data é muito especial, pois a presença materna da Mãe das Dores marca profundamente a fé e a história de Itaguara.


Ainda no século XVII, com o movimento bandeirista da época, os bandeirantes ocuparam a nossa região e, conquistadas a terras dos índios Cataguases, formou-se um arraial chamado de Conquista.


Em meio ao processo de povoação, a devoção à Mãe das Dores foi ganhando espaço e identidade, tanto que, um pouco mais tarde, quando o arraial passou a ser oficialmente um distrito, recebeu o nome de Nossa Senhora das Dores da Conquista.


Mais adiante, Nossa Senhora das Dores da Conquista deu lugar ao nome Itaguara, que, em 1943, emancipou-se e se tornou município, possuindo hoje seus 81 anos de independência.


No entanto, a criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores aconteceu antes mesmo da nossa emancipação, ainda quando Itaguara era Conquista, em 1870.


O coração religioso da Paróquia é a Igreja Matriz, que encanta nossa cidade e tem a presença deslumbrante da imagem de Nossa Senhora das Dores em seu altar.


ree

A construção da Igreja começou em 1887, e já em 1889 foi realizada a entronização provisória da imagem da padroeira, que, antes de ser colocada no altar, percorreu as ruas do ainda arraial, em procissão e festa.


As obras da Matriz seguiram por um bom tempo, com empenho da comunidade e incentivo do nosso conhecido Padre Gregório e de outros sacerdotes, tendo chegado à sua arquitetura final em 1922, tornando-se, desde então, um marco para Itaguara.


Aliás, não por acaso, com toda sua história e beleza, nossa Igreja Matriz é considerada o cartão postal da cidade.


Sua singularidade é tão relevante que foi elevada a Santuário Diocesano, em 2017, tornando-se referência em toda nossa Diocese.


Hoje, a Paróquia Nossa Senhora das Dores permanece firme e forte, mantendo viva a tradição de festas, procissões, encontros da comunidade, e momentos de fé que unem gerações.


ree

É com muita alegria que nós, paroquianos, filhos desta terra querida, celebramos hoje o Dia da nossa padroeira e Mãe das Dores.


Nossa Senhora das Dores é a Mãe que conhece o peso da cruz e que carrega a dor, mas com inabalável esperança e ternura infinita, ensinando-nos a confiar que não estamos sós, mas amparados por seu colo, que nos leva ao seu filho Jesus.


Ao contemplarmos a Mãe das Dores, sentimos o amor de Cristo se manifestar em nossa vida, trazendo consolo e força para seguirmos adiante e vencermos os desafios de cada dia.


Que hoje renovemos nossa fé e gratidão, lembrando que, sob o olhar e amparo de Nossa Senhora das Dores, temos a oportunidade diária de encontrar nela acolhimento e direção para a nossa vida.


Viva Nossa Senhora das Dores!

Comentários


marca sagarana-branca_Prancheta 1 cópia 4.png
  • Copyright © 2024 Sagarana Notícias

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page