top of page

O Destino da Humanidade

Atualizado: 14 de mar. de 2023

Desenho de Francisco Bastos em homenagem a Kung-Fu-Tzu que viveu em 500 a.C.


Ninguém inventa a roda.


A Ásia tem muita história para contar e ensinar. O berço das principais religiões e civilizações. Gerações e gerações transformando e ensinando. Desde a década de 1990, a elite governante chinesa começou a promover o confucionismo. Afinal era o berço dos conhecimentos.


Não podemos esquecer o período conturbado da Revolução Cultural. Está ocorrendo um processo de sinicização da própria revolução socialista. Há atualmente um esforço de integrar o sistema moral confuciano, com estabilidade e harmonia, aos Valores Essenciais Socialistas.


Não apenas o governo, mas intelectuais e acadêmicos têm se debruçado para entender o confucionismo no pensamento político da China. Como usufruir a doce sabedoria filosófica dos antepassados para o bem de todos. Claro, coincidentemente há zonas de contato entre o socialismo e o pensamento político tradicional chinês confuciano.


A ideia de um pensamento orientado para o povo, para a harmonia social e para o senso de comunidade são convergentes. Os temas mais queridos do Confucionismo são os destaques. O Amor, a Família e a tradição milenar devem ser valorizados.

No exterior, o Instituto Confúcio se tornou o centro de difusão da língua, o mandarim, e da cultura chinesa. Xi Ji Ping integra a cultura tradicional como elemento da construção do Sonho da China socialista. Trata-se de buscar o próprio caminho para toda a Humanidade.

Posts recentes

Ver tudo
Quem mais precisa entra por último ou nem entra

Essa frase soa como um ditado popular ou uma expressão que sugere uma grande injustiça social ou desigualdade, mas não é um provérbio ou citação comum e consagrada que se possa facilmente rastrear a o

 
 
 

Comentários


marca sagarana-branca_Prancheta 1 cópia 4.png
  • Copyright © 2024 Sagarana Notícias

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page