top of page

15 de outubro: Antonieta de Barros e Dom Pedro II, o que eles têm a ver com 15 de outubro? Tudo!


Antonieta é a primeira deputada negra do Brasil, filha deex-escravizada,criouo Dia do Professor. A escravidão tinha terminado há menos de 50 anos e essa mulher, Antonieta de Barros, foi eleita deputada por Santa Catarina no ano de 1934. Enfrentou todos os tipos de preconceito. Venceu um por um, inclusiveoda mulher não poder votar. Defendia a educação como base do desenvolvimento. Sabia do que estava falando, pois foi alfabetizada tardiamente. Já professora, dava aulas para crianças carentes, via de perto o alto índice de analfabetismo.


ree

A educação mudou a vida de Antonieta.Em1947, depois do regime ditatorial de Getúlio Vargas, foi reeleita novamente (no retorno da democracia, foi deputada estadual na 1ª legislatura (1947-1951), como suplente convocada, afiliada ao Partido Social Democrático (PSD). Assumiu o mandato em junho de 1948, quando José Boabaid se afastou, sendo novamente a única mulher no parlamento catarinense).


Nesse instante é que ela tira do papel uma luta antiga, a de haver um dia específico para valorizar as professoras e os professores. 15 de outubro é escolhido por causa de Dom Pedro II. Foi o momento em que ele instituiu o ensino elementar no Brasil, em 1827.


ree

Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre1840 e 1889, período no qual o País passou por muitas transformações. Os grandes acontecimentos do seu reinado foram a Guerra do Paraguai e a abolição do trabalho escravo, deixando um vasto legado. Foi deposto, em novembro de 1889, por meio de um golpe que resultou na proclamação da República. Morreu no exílio, em 1891.


Em 1948, Antonieta apresentou um projeto de lei para a criação do Dia do Professor. Em 1963 essa data ficou nacional.


No entanto, o novo analfabetismo tem diploma e Instagram. Nunca estudamos tanto! Nunca pensamos tão pouco. Temos mais faculdades, mais pós-graduações, mais especializações, mas menos capacidades de questionar, de duvidar, de interpretar além da superfície. Apesar do esforço espartano dos nossos queridos professores.


Sim, é correto afirmar que os professores de hoje se esforçam bravamente, pois enfrentam desafios significativos como desvalorização, falta de apoio social e familiar, baixos salários, sobrecarga de trabalho e, em muitos casos, violência escolar. A coragem demonstrada por eles é uma resposta a um cenário profissional extremamente desgastante e desestimulante.


Um agradecimento a Dom Pedro II e Antonieta de Barros é um reconhecimento ao legado educacional que deixaram. Dom Pedro II foi o responsável pela instituição do ensino elementar no Brasil, enquanto Antonieta de Barros, como professora, jornalista e política, instituiu o Dia do Professor e lutou pela educação como um todo, sendo fundamental para a valorização do magistério no país.


15 de outubro, Dia do Professor, parabéns!!! Especialmente aos meus queridos professores: Beatriz Fernandes, Neider Moreira (Ciência Política – modalidade empírica), Prof. Arnaldo de Sousa Ribeiro, Dr. e Prof. Heli Maia e muitos outros pelos belíssimos ensinamentos. “Recebam um grande salve.”



Faça de cada dia ÚNICO e de cada momento dessa semana ESPECIAL! Semana que vem tem mais.

Comentários


marca sagarana-branca_Prancheta 1 cópia 4.png
  • Copyright © 2024 Sagarana Notícias

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page