top of page

Quase um terço dos municípios mineiros estão em situação de emergência pelas chuvas

Minas Gerais conta com 226 municípios em situação de emergência devido a ocorrências relacionadas ao período chuvoso, segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgado pela agência oficial de notícias do governo do estado nesta terça-feira (17).


As últimas cidades a integrar essa lista foram: Aimorés, Dom Cavati, Jequitinhonha, Oliveira, Porto Firme, Santana do Deserto e Senhora dos Remédios.


Ainda segundo o boletim, 21 pessoas morreram com as fortes precipitações que atingiram, contando ainda com 2.025 pessoas desabrigadas e 11.415 desalojadas.

Santa Luzia, na Grande BH, ficou alagada após chuva de sexta-feira (24) — Foto: Alisson Pereira/Reprodução/TV Globo


Ações do governo


A agência oficial do Governo de Minas salienta que a Cedec está atuando com todas as equipes em campo, em um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e autoridades locais para realizar um trabalho preventivo junto aos municípios e atuar em situações de resgate.


Além disso, o órgão trabalha na distribuição de alimentos, kits de higiene, limpeza, colchões e outros materiais nas cidades afetadas, com foco nas pessoas desabrigadas e desalojadas.


Cuidado


A Cedec e o Corpo de Bombeiros ressaltam que a população também pode fazer a sua parte e se prevenir. Dentre as principais dicas para prevenção às chuvas estão as recomendações para que as pessoas nunca se abriguem embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas; evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras; e não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.


Recomenda-se, ainda, evitar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações e não tentar salvar bens materiais, em caso de risco imediato, como a rápida subida do nível de água.


Diante de qualquer problema, a população pode ligar para a Defesa Civil no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page