top of page

O Nome Dela é Jéssica. Mas hoje falarei de Selic




Dia desses, horrorizado com os juros e multas pagas devido a um atraso no pagamento de um dos meus vários boletos, no caso, o do aluguel, resolvi pesquisar o assunto. E cheguei ao polêmico nome de Campos Neto. Também li vários comentários sobre falas indevidas do nosso querido Presidente, que, assim como você, imagino, não tem "sangue de barata". Mas é preciso ficar atento ao que se diz, pois, pasmem - o mercado é sensível. É estranho usar esse adjetivo para algo tão implacável, ameaçador e extremamente materialista. Mas é isso, especulações nacionais e internacionais abalam o "Mercado". Aí, já viu, quem tem muito dinheiro, acaba perdendo muito. Agora o povo não, pois nunca teve, vai perder o quê? Fato é que no jogo do acúmulo de riquezas, uns perdem patrimônios, outros a dignidade. E quem é Selic na fila do pão? Pois é, acho que sempre faço um prólogo antes de penetrar nos assuntos. Vamos a ela.


Existe até um comitê de nobres e renomados economistas para gerá-la. Selic. Uma vez a cada 45 dias, o COPOM, o comitê, se reúne em berço esplêndido e, com muita ciência e fabulação, dão vida à nova taxa básica de juros, que atende pelo singelo pseudônimo de Selic. Seliczinha, queridona, é a referência-mor que dita os trâmites econômicos do Brasil. Regula os juros, busca interagir com a inflação e, por aí, regula a vida da dupla "Milionário e José Rico", sem esquecer do Zé Povinho que apanha por ter atrasado o pagamento do aluguel. Vale a pena estudar o tema e saber quem nomeou os membros do COPOM e o Presidente do Banco Central, e tudo mais.


Para nós, não economistas e avessos ao universo materialista e capitalista, sobra a sensibilidade incomum com o Mercado, que, igualmente sensível, chora a facada no salário, frente aos juros abusivos e multas surreais. Selic, me ajuda aí, filha, tá foda! Fazendo um resumo da ópera, toda vez que você for ao supermercado, loteria, banco, etc., aí no interior ou em qualquer parte, lembre-se de Selic e, quem sabe, lembre-se de fazer uma serenata para ela ficar tranquila, suave! Pois, se o Leão abocanha os grandes, Selic dá rasteira nos pequenos.

Sigam refletindo e sigo divagando.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page