top of page

Morador de Carmópolis de Minas realiza restauração da imagem de São José para a Paróquia em Alto Rio


Foto: Vertentes das Gerais

A imagem de São José, padroeiro da Paróquia de Alto Rio Doce, no Campo das Vertentes, foi restaurada com sucesso após três meses de trabalho meticuloso. O responsável pela iniciativa foi o morador de Carmópolis de Minas, Wellington Reis, reconhecido restaurador da região Centro-Oeste do estado. A imagem, que permaneceu em seu ateliê durante todo o processo, foi devolvida à paróquia em sua forma original, resplandecente e renovada.


Durante o período de restauração, foram removidas camadas de repintura e elementos de uma intervenção ocorrida há mais de quatro décadas. Além disso, a imagem recebeu tratamento e proteção contra insetos xilófagos. Agora, o glorioso São José reassume seu lugar de destaque no altar, como uma peça de arte que encanta e inspira.



A escultura, esculpida em 1907 por Marino del Favero, um artista italiano que imigrou para o Brasil no século XIX, tem uma história rica e marcante. Marino se tornou famoso na época, atuando na região de São Paulo, onde esculpiu diversas imagens e entalhou altares para várias igrejas. Em 1908, o então vigário de Alto Rio Doce, Padre Camilo Martins, adquiriu a imagem de São José e a abençoou, trazendo-a para a paróquia.


A celebração de acolhida da imagem aconteceu em 19 de junho e contou com a presença de uma grande quantidade de fiéis e devotos da Paróquia de São José. O dia 19 de cada mês se tornou especial para os paroquianos de Alto Rio Doce, pois além de celebrar a novena Perpétua em honra a São José, também é uma ocasião para recordar as Santas Missões vividas no ano anterior.


Muitos devotos ficaram maravilhados com a beleza da imagem, especialmente aqueles que, com boa memória, puderam comparar o estado atual com o passado. A restauração não apenas devolveu o esplendor original da escultura, mas também renovou a devoção e a admiração pela figura sagrada de São José.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page