top of page

Incêndio devasta vegetação no Pico dos Paivas e atinge Itaguara e municípios vizinhos

O incêndio devastou a zona rural na região da Jacuba estendendo-se para Itaguara. Foto Bombeiros Divulgação

Durante quatro dias desta semana, um incêndio de grandes proporções devastou a vegetação na região do Pico dos Paivas, ponto mais alto de Itaguara, com aproximadamente 1.250 metros de altitude. Desde a terça-feira, dia 20, até a sexta-feira, dia 23, o fogo se alastrou rapidamente, consumindo uma vasta área que abrangeu territórios de quatro municípios: Itaguara, Itaúna, Carmo do Cajuru e Itatiaiuçu.


Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a operação para controlar o incêndio mobilizou cinco militares de Itaúna, além de três bombeiros de Pará de Minas, que estão atuando no combate às chamas. Equipados com bombas costais e abanadores, as equipes têm enfrentado grandes desafios, como o difícil acesso ao terreno acidentado e as condições climáticas adversas, que incluem baixa umidade do ar, que chegou a 10%, muito abaixo do ideal de 60%.


O pelotão de Itaúna, em nota, destacou a importância da conscientização da população sobre a necessidade urgente de preservação ambiental, lembrando que as queimadas não autorizadas são crimes e têm consequências devastadoras para a fauna, a flora e a qualidade de vida dos moradores da região.


“Ainda não temos a quantidade exata de área destruída, mas sabemos que é de grande extensão. Hoje é o quarto dia de combate,” informou o pelotão de Itaúna. A situação na região é preocupante, com o fogo afetando não apenas a vegetação, mas também a qualidade do ar e a saúde dos habitantes dos municípios atingidos. Abaixo, mais fotos tiradas pela Corpo de Bombeiros de Itaúna:





Comments


bottom of page