top of page

Congado: Memórias do patrimônio cultural

Congado em Itaguara em 1988

A data de 3 de agosto de 2024 representa um marco histórico para a cultura negra de Minas Gerais. Os tradicionais festejos de Congado e Reinado em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e aos santos negros foram elevados à categoria de patrimônio cultural imaterial do estado.


No vídeo a seguir, podemos recordar as celebrações de Itaguara realizadas em agosto de 1988, com a presença das Guardas de Moçambique, Catupé, Congo, entre outras, em um registro que nos conecta com a riqueza dessa tradição.



Até o momento, o IEPHA já registrou 963 grupos de Reinados e Congados em todo o estado.


Como bem destacou José Cardoso Pires: “Sem memória esvai-se o presente que simultaneamente já é passado morto. Perde-se a vida anterior. E a interior, bem entendido, porque sem referências do passado morrem os afetos e os laços sentimentais. E a noção do tempo que relaciona as imagens do passado e que lhes dá a luz e o tom que as datas e as tornam significantes, também isso. Verdade, também isso se perde porque a memória, aprendi por mim, é indispensável para que o tempo não só possa ser medido como sentido.”

0 comentário

Comments


bottom of page