top of page

Campanha da Fraternidade 2023 começa oficialmente


Começou nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2023, concebida pela CNBB (confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e promovida por toda a Igreja Católica no Brasil. O tema deste ano é "Fraternidade e Fome" com o lema: "Dai-lhes vós mesmos de comer!" (Mt 14,16)


A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para a luta contra a fome e a insegurança alimentar, promovendo a solidariedade e a fraternidade entre todos os cidadãos. Além disso, a iniciativa visa denunciar as estruturas sociais que contribuem para a perpetuação da fome no país.


De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a escolha do tema da Campanha da Fraternidade de 2023 foi motivada pelos dados alarmantes sobre a fome no Brasil. Segundo a organização, cerca de 19 milhões de brasileiros passaram fome em 2021, o que representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior.


A CNBB destaca que a pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a situação da fome no país, uma vez que muitas pessoas perderam seus empregos e rendas durante a crise sanitária. Além disso, a inflação e o aumento no preço dos alimentos tornaram ainda mais difícil o acesso à comida para muitas famílias brasileiras.


Padre Yuri Lira, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Itaguara, destaca que a Campanha da Fraternidade 2023 é um convite, no decorrer da Quaresma, a refletir sobre o flagelo da fome que infelizmente atinge ainda milhões de brasileiros. “Tema atualíssimo e que já fez parte de outras duas Campanhas da Fraternidade, nos anos de 1975 e 1985”, enfatiza.


O pároco acrescenta ainda que ao ler os evangelhos, extrai-se que uma das principais mensagens é “compreendermos que Jesus nos convida a vivermos a partilha e a solidariedade, superando o egoísmo e a cultura do desperdício.”

O padre salienta que “é inspiradora a fala de Jesus aos Discípulos no relato da multiplicação dos pães - lema da Campanha da Fraternidade deste ano: "Dai-lhes vós mesmos de comer".(Mt 14,16)

Não basta dar o pão, é preciso ser pão. Passo ousado que Jesus nos convida a dar em nossa travessia quaresmal.


Transformar-se em alimento na vida das pessoas. É cada um de nós se oferecer por inteiro como dom aqueles que convivem conosco.”


Padre Yuri lembra, por fim, que não existe apenas a fome material: “Não podemos nos esquecer que além da fome de comida, existem outras fomes que assolam nossa sociedade”.


A Campanha da Fraternidade de 2023 contará com diversas ações em nível nacional, regional e local, como momentos de oração, celebrações litúrgicas, encontros formativos, debates e atividades de solidariedade. Todas essas atividades serão realizadas de forma integrada com outras organizações e movimentos sociais que lutam contra a fome e a pobreza no país.


A Igreja Católica espera que a Campanha da Fraternidade de 2023 contribua para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde todas as pessoas tenham acesso à comida e às condições necessárias para uma vida digna. A iniciativa também busca sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da solidariedade e da fraternidade no enfrentamento dos grandes desafios sociais que o país enfrenta.

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Gerci Rosa
Gerci Rosa
Feb 24, 2023

Muito bom esse texto.

Like
bottom of page