top of page

CIS-URG Oeste e Ministério da Saúde Celebram Parceria para Aprimorar o SAMU





No dia 4 de janeiro, o prefeito de Itaguara e Presidente do CIS-URG Oeste , Donizete Chumbinho, juntamente com o Secretário Executivo, José Marcio Zanardi, e o Coordenador de Frotas, Arthur Medeiros, estiveram na capital mineira para formalizar uma parceria crucial entre o Consórcio e o Ministério da Saúde. O acordo visa impulsionar o estudo, desenvolvimento e implementação de práticas inovadoras já adotadas diariamente pelo CIS-URG Oeste (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento Dos Serviços de Urgência e Emergência), com o propósito de incorporá-las nacionalmente no SAMU. Essas iniciativas alinham-se com os esforços do Ministério da Saúde em reformular e inovar as estratégias e políticas nacionais relacionadas a urgências e emergências.


O convênio, no valor de R$3 milhões, tem vigência a partir de janeiro, com duração de um ano. A Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e o prefeito de Itaguara e Presidente do CIS-URG Oeste, Donizete Chumbinho, formalizaram a assinatura do acordo.


Os recursos provenientes do convênio serão direcionados para estudos, pesquisas, seminários e implementação dos procedimentos no gerenciamento de frotas, processos administrativos, utilização de tecnologias, administração de medicamentos, incorporação do ultrassom nas ambulâncias, entre outras ações cotidianas do CIS-URG Oeste. Essas práticas foram apresentadas ao Ministério durante a recente visita de representantes do Governo Federal à sede do Consórcio, localizada em Divinópolis.


Arthur Medeiros, Coordenador de Frotas do CIS-URG Oeste, destaca a importância do constante trabalho de manutenção, conservação e renovação da frota, destacando que as ambulâncias podem desempenhar um papel fundamental além do transporte de pacientes. Ele ressalta: "Com o uso do ultrassom nas ambulâncias, nas Unidades de Suporte Avançado (USA), conseguimos ampliar e qualificar o primeiro atendimento de urgência. Isso agiliza o diagnóstico e salva vidas, representando um ganho significativo para o atendimento do SAMU em todo o Brasil."

José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, enfatiza que o desafio é grande, porém gratificante. Ele explica: "As inovações nos responsabilizam, inclusive financeiramente. A partir desse convênio, acreditamos ainda mais que vamos contribuir para expandi-las Brasil afora, como o SUS, que hoje está no plano ideal do atendimento integral à população. Zelamos pela qualidade, rapidez e abrangência, fazendo bom uso do dinheiro público, ao mesmo tempo em que o trabalho é impactante na vida das pessoas."


Donizete Chumbinho, Presidente do Consórcio e prefeito de Itaguara, considera este um momento histórico. Ele destaca: "A parceria entre o Consórcio e o Ministério da Saúde demonstra o excelente trabalho realizado pelo CIS-URG Oeste. Mais que isso, valoriza todos os profissionais, conselheiros e colaboradores que fazem parte destes quase 10 anos do Consórcio. Parabéns à nossa direção, que é exemplo de capacidade e competência. A oportunidade de contribuir para a expansão da política de urgência e emergência é algo muito importante, para os municípios, para Minas Gerais e para todo o Brasil."


Fonte: CIS-URG Oeste

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page