top of page

BH é a melhor capital do Sudeste para se empreender

A capital mineira é a melhor colocada entre as capitais do Sudeste no Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) do Ministério da Economia.

Foto: Flickr/PBH




O resultado foi divulgado na segunda-feira (09/01) e coloca BH como a melhor capital para se empreender. A nota de Belo Horizonte foi 618,6, à frente de São Paulo/SP (532,6); Vitória/ES (510,8); e Rio de Janeiro/RJ (466,2).


O grande destaque ficou por conta do indicador “Construindo no Município”, responsável pela avaliação de procedimentos necessários para o licenciamento de obras e de reformas. Nesse quesito, o BH obteve a melhor nota entre as 119 participantes e assegurou a primeira colocação. A cidade ainda obteve o 2º lugar geral, com nota acima da média nacional (473,9).


ICM 2022

O ICM 2022 é uma iniciativa do Ministério da Economia (atual Ministério da Fazenda) que visa melhorar o ambiente de negócios nos municípios brasileiros por meio da disseminação de boas práticas, da promoção da concorrência entre os atores privados no município, da redução da burocracia e dos custos para se fazer negócios. Além de incentivo à melhoria institucional, o ICM vale também como uma importante ferramenta para atração de investimentos estrangeiros nas cidades brasileiras.

A segunda edição do índice contou com a participação de 119 municípios com mais de 250 mil habitantes, contabilizados até abril do ano passado, além de cidades que se voluntariaram na Fase Piloto. Todos os estados e capitais foram representados.

O índice avaliou mais de 613 questões divididas em nove capítulos: Empreendendo no Município; Infraestrutura do Município; Construindo no Município; Qualidade da Regulação Urbanística; Liberdade Econômica; Concorrência em Serviços Públicos; Segurança Jurídica; Contratando com o Poder Público; e Tributação.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page